INGRESSOS

A Cidade das Flores – Joinville

Localizada na região norte de Santa Catarina, Joinville possui aproximadamente 510 mil habitantes. É o maior polo industrial de Santa Catarina e detém o maior PIB do estado, sendo um importante destino de turismo de eventos e negócios. Por outro lado, mantém uma grande reserva de Mata Atlântica, o que leva a uma forte vocação para o turismo em áreas naturais, que inclui turismo rural e de aventura.

Joinville é distante 120 quilômetros da capital paranaense, Curitiba, e 180 quilômetros da capital é catarinense, Florianópolis. A parte urbana abrange área industrial e, no centro da cidade, a arquitetura contemporânea convive em harmonia com belas construções históricas. Na área rural, as pequenas propriedades, que oferecem diversos produtos coloniais, são um refúgio e uma forma de vivenciar os costumes da região. A leste, a cidade é abraçada pela Baía da Babitonga, que abre opções para passeios de barco e sabores litorâneos. Já no alto da serra, a visão de Joinville é um grande tapete com várias nuances de verde da Mata Atlântica, tendo a Serra do Mar como pano de fundo.

A cidade prima pela diversidade ambiental, devido a sua localização geográfica singular, mas também pela diversidade cultural, em razão de sua história. As terras que hoje formam o município pertenceram ao Príncipe de Joinville e à Princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro II. Portugueses e negros já viviam nessas terras quando chegaram, em 1851, os primeiros imigrantes europeus: noruegueses, suíços e alemães. A influência do povo alemão é evidente nas construções em estilo enxaimel – características da região –, na culinária e no zelo do joinvilense por suas flores e jardins.

É conhecida como Cidade da Dança, por sediar a única extensão estrangeira do Teatro Bolshoi da Rússia, e por ser palco do maior Festival de Dança do mundo, de acordo com o Guinness Book. Outro evento importante é a Festa das Flores de Joinville, a mais antiga do sul do Brasil, com mais de 70 anos de tradição.

Tradição

A Festa das Flores de Joinville se enquadra entre as diversas Festas Populares da cidade, que acontecem durante todo o ano, como: Festa do Pato, do Arroz, do Bandoneon, do Tiro-Rei, do Colono, dentre tantas outras. Além de representarem eventos que resgatam o cotidiano rural e a celebração das colheitas, as Festas são oportunidades, bastante prestigiadas pela comunidade local, de reunir a família para um momento de lazer, de provar comidas típicas e de apreciar as diversas manifestações culturais.