INGRESSOS

Exposição 2017

JARDINS DO FUTURO

A medida que construímos, habitamos as cidades e edificamos nossas moradias, destruímos o ambiente natural que ali se encontrava. E a medida que as cidades crescem, também aumenta a necessidade de estar em contato com a natureza. Existe um conceito que explica essa necessidade que é o da Biofilia. Esta teoria defende que ao longo da evolução humana, fomos programados para amar tudo o que é vivo e o sentimento pelos objetos seria apenas o de desejo, por isso, a natureza simplesmente nos faz sentir tão bem.

No futuro, as cidades buscariam o equilíbrio do concreto com o verde criando esta reconexão com o natural. Os Jardins do Futuro já brotam como uma realidade em muitos lugares do mundo, contribuindo para que nossas cidades encontrem nas áreas verdes soluções para seus problemas ambientais. Assim também, eles ganham o pensamento, a reflexão, a atenção e um olhar voltado para o futuro na Festa das Flores.

Este tema também abre diálogo sobre o ambientalismo urbano tema novo e complexo no qual as cidades, buscam através do resgate da sua condição ambiental natural uma melhor qualidade de vida. Neste requisito Joinville sai na frente, pois a sua condição geográfica e cultura permitem exemplos sobre esta nova proposta. A oportunidade é de discussão, reflexão e planejamento. Os jardins do futuro ainda são incógnitas em sua forma de ser, no entanto, já se tem indícios, pois existem várias vertentes de discussão. O que temos certeza é da necessidade do ser humano de reencontrar no contato com a natureza a busca contínua da qualidade de vida.