A Festa

75a Festa das Flores de Joinville:
Um passeio pela história da festa oficial da cidade

 

Joinville já se prepara para a sua festa oficial. Com o tema “Um passeio pela história da Festa das Flores”, a 75a Festa das Flores acontecerá entre os dias 12 e 17 de novembro, repleta de atrações.

 

“A Festa das Flores deste ano será grandiosa, tendo as flores como protagonistas de inúmeras ações e atrações que estarão presentes em toda a cidade, e que envolverão todos os públicos”, afirma o presidente da Fundação Turística, Sérgio Ferreira.

 

Entre as presenças ilustres confirmadas, está a participação do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, como patrono do evento.

 

“A Festa das Flores mobiliza os joinvilenses. Além de um belo espetáculo, estimula o turismo e o cuidado com a cidade. As flores não estão apenas na mostra da Expoville, mas no dia a dia das pessoas”, comentou o governador.

 

Realizada pela Fundação Turística e pela AJAO (Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas), a Festa das Flores promete chegar à sua 75a edição em clima de renovação, em um evento que deve reproduzir o frescor, o colorido e a alegria dos jardins.

 

As mudanças acontecerão no seu formato, inclusive pelo fato de o Complexo Expoville ter sido remodelado; no seu tamanho, já que haverá mais opções de lazer e entretenimento; na sua programação, com atrações de diferentes gêneros, buscando contemplar todos os públicos; na sua abrangência, por meio de ações interativas que acontecerão durante todo o período da festa, em diferentes locais da cidade; e no seu calendário de eventos paralelos, que serão realizados nas áreas rural e náutica de Joinville.

 

Os preparativos para a Festa das Flores estão acelerados e as novidades são aguardas com expectativa, também, pelos seus organizadores. Para o presidente da AJAO, Wilson Quandt, os 75 anos de história merecem ser celebrados de forma especial.

 

“Há cem anos Joinville é considerada a Cidade das Flores. E, há 75, a Festa das Flores celebra essa tradição que está presente no dia a dia e na alma do joinvilense. Estamos trabalhando para presentear o público com uma festa que retribua todo o amor que a nossa cidade tem pelas flores”, declara Wilson Quandt.

 

Calendário da 75a Festa das Flores

 

O calendário oficial da 75a Festa das Flores terá início no dia 4 de outubro. Neste dia, acontecerá o lançamento do evento, com uma grande festa e show especial no Centreventos Cau Hansen.

 

No dia 12 de outubro, será realizada a escolha da rainha e princesas da 75a Festa das Flores. Para valorizar as tradições de Joinville, o concurso acontecerá na Sociedade Rio da Prata, onde também haverá o baile aberto à comunidade.

 

A partir dessa data, a nova realeza cumprirá intensa agenda de divulgação da Festa das Flores e interações com o público, em Joinville e cidades da região.

 

No dia 19, é a vez do Stammtisch reunir o público para celebrar a amizade e festejar a 75a edição da Festa das Flores. O evento também acontecerá na Via Gastronômica e será realizado pela Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Joinville). Já no dia 21, será realizado o Mercado de Pulgas, também na Via Gastronômica, em parceria com a Fundação Cultural de Joinville.

 

Durante o período, também serão realizadas ações de promoções turísticas do evento. Entre elas estão a colocação de outdoors ao longo da BR 101; e divulgação de roteiros turísticos que têm a Festa das Flores como atração principal e que vão incentivar o visitante a pernoitar em Joinville.O trabalho começa já no dia 06, com o lançamento da Exposição Fotográfica que contará, com belas imagens, os 75 anos de história da Festa das Flores. No mesmo dia, o Mercado de Pulgas e a feira de flores e produtos rurais vão agitar a Via Gastronômica.

 

O planejamento turístico contempla, ainda, a criação de um evento de gestão na área de floricultura e a manutenção do passeio pelos campos de flores como roteiro permanente, durante todo o ano.

 

De acordo com o presidente, o objetivo da Fundação Turística é, além de prestigiar a comunidade local, projetar a Festa das Flores no cenário nacional do turismo de eventos. E ele completa: “Vamos aproveitar este ícone da nossa cultura para mostrar todo o potencial turístico que Joinville oferece em suas áreas urbana, rural e náutica”.

 

12 a 17 de novembro: a soberania das Flores

 

No dia 12 de novembro, terça-feira, a Expoville vai receber o público na 75a Festa das Flores. Durante os seis dias de evento, as flores reinarão absolutas com a grande exposição de flores e plantas ornamentais, mostra de paisagismo, mercado de flores, oficinas de cultivo, além do tradicional concurso de orquídeas.

 

O layout da Festa será totalmente remodelado. No pavilhão Nilson Bender estarão a praça de alimentação – mais diversificada e melhor estruturada, e a exposição de motos e carros antigos.

 

Já no Megacentro Wittich Freitag, estarão a Mostra de Paisagismo, a exposição de flores e o palco principal, onde acontecerão as apresentações musicais e culturais.

 

Além do mercado de plantas e da feira de artesanato, o público encontrará, também, o Boulevard, um novo espaço criado especialmente para valorizar as tradições e a gastronomia germânica.

 

Já do lado de fora dos pavilhões, a diversão será garantida com o parque de diversões e com retorno do tradicional pedalinho.

 

Em diferentes pontos da cidade, a 75a Festa das Flores marcará presença por meio de ações especiais em shoppings, praças, empresas, museus, escolas e outros locais públicos; feiras itinerantes de flores e ajardinamento da cidade.

 

Entre as ações inéditas que serão lançadas, estão feira de flores itinerante; Casa das Flores, com exposição fotográfica; Jardim do Tempo, contando a história da Festa das Flores; concerto de música erudita; plantio de mudas de flores, com a participação de cinco mil alunos da rede municipal; inaguração do Relógio das Flores; semana gastronômica, com pratos à base de flores; Festival da Cerveja, no Mercado Público.

 

A disseminação das flores por toda a cidade, não apenas durante o período da Festa, é incentivada pelo prefeito Udo Döhler: “A Festa das Flores simboliza fielmente o que é Joinville. Fazer da nossa cidade um bom lugar para viver inclui o culto permanente à cidade das flores”.

 

Os aficionados por esporte também terão espaço garantido com a maratona da Festa das Flores, atividades na área rural, regata na Lagoa Saguaçu e passeio ciclístico.

 

Os ingressos para a 75a Festa das Flores custarão R$5,00 (inteira) e R$2,50 (meia-entrada). Menores de 10 anos e maiores de 60, não pagam. Estudantes pagam meia-entrada, mediante apresentação da carteira de identificação.

 

No dia de abertura da 75a Festa das Flores (12/11), a entrada será gratuita. E na quinta-feira (14/11), a programação é especialmente dedicada ao público da Melhor Idade.

 

O horário de funcionamento da 75a Festa das Flores será das 14h às 22h, no primeiro dia do evento (12/11), e nos demais, a Festa estará aberta ao público das 09h às 22h.

 

“A Festa das Flores será um evento completo, totalmente profissionalizado e que deixará um legado para a cidade. Vamos celebrar os seus 75 anos enaltecendo toda a importância que a Festa tem para Joinville e região”, conclui Sérgio Ferreira.

 




 

 

 

 

Flores em Joinville

A Festa das Flores de Joinville nasceu com o objetivo de manter a tradição do cultivo e encanto pelas flores. Há mais de sete décadas, a cidade rende sua homenagem às orquídeas, todos os anos, no mês de novembro. É a festa oficial da cidade, prestigiada anualmente por cerca de 180 mil pessoas, vindas de todo o Brasil e do exterior.

São mais de 4,5 mil exemplares de orquídeas, selecionadas entre expositores nacionais e internacionais. Além da exposição de plantas ornamentais e flores, o evento promove também workshops sobre cultivo de plantas, Mercado de Flores e Plantas; de Artesanato, Mostra de Paisagismo, apresentações folclóricas e musicais e shows. Possui espaço infantil e uma diversificada Praça Gastronômica.

A Festa das Flores de Joinville é considerada a mais antiga do gênero no Brasil. Desde 2008, acontece a cada dois anos, a Exposição Internacional. O evento é realizado pela Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO) e pela Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da sua Fundação Turística.

75ª Festa das Flores de Joinville

Data:

De 12 a 17 de novembro de 2013

Horário:

12/11 - das 14h às 22h

13 a 17/11 - das 09h às 22h

Local:

Complexo Expoville
Rua XV de Novembro, nº 4315
Bairro: Glória
Joinville – SC

Informações:

contato@festadasflores.com.br

pesquisa@turjoinville.com.br

 


Um pouco de história

A história do cultivo de flores em Joinville tem origem no processo de ocupação do território pelos imigrantes europeus, a partir de 1851. Ao abrirem espaço na Mata Atlântica para a construção de suas casas e do novo povoado, se depararam com exuberantes espécies de orquídeas nativas. Encantados pela beleza dessas flores nativas, passaram a recolher as plantas e, vez por outra, as reuniam para admirá-las e comparar as variedades. Neste contexto é que surge a primeira Exposição de Flores e Artes (EFA), em 1936. Desde esta data, a festa somente foi interrompida nos anos de 1942 e 1943, em decorrência da 2ª Guerra Mundial.


 

 

 

 

 

 

Registros da festa na década de 50 e 60.

A cada ano, a Festa das Flores tem um tema central. Em 2005 o tema foi “Preservação da Água”; em 2006, “Jardim dos Sentidos”; em 2007 o tema foi “Biodiversidade”, em 2008 o tema foi “Aquecimento Global“, em 2009, a comemoração dos “180 Anos de Imigração Alemã em Santa Catarina” e, em 2010, "SOS Mata Atlântida", em sintonia com o Ano Internacional da Biodiversidade das Nações Unidas.

Festa premiada e reconhecida


O forte apelo turístico rendeu à Festa das Flores diversos prêmios ao longo dos anos. Em 1982, a Festa das Flores foi “Destaque Artístico do Turismo Nacional”, em premiação do Jornal Última Hora, do Rio de Janeiro (RJ). Em 1991, a Festa recebeu o Prêmio Imprensa Turismo – PIT, como “Evento de Destaque Turístico”, promoção do Jornal do Comércio e Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Rio de Janeiro (RJ). Em 2007, o Swiss Tourism Awards”, conhecido como "Oscar" suíço do turismo, reconheceu Joinville como "Cidade das Flores, destinação de forte vocação turística", na categoria "Patrimônio a ser protegido", com ampla divulgação na imprensa europeia.

A festa conta com reconhecimento legal através da Lei Estadual 14.697, de 21 de maio de 2009, onde é declarada Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina. A Lei Municipal 6.728, de 19 de julho de 2010, a institui como Festa Oficial do Município de Joinville.