A Festa

 

 
76a Festa das Flores -
Agricultura Familiar é tema da edição internacional do evento

 

Esperada pelo grande público e referência entre orquidófilos e produtores de flores, a 76a Festa das Flores de Joinville acontecerá de 11 a 16 de novembro, no Complexo Expoville.

 

Neste ano, o tema “Agricultura Familiar” proporcionará ao evento um cenário bucólico, mas que retratará a importância do trabalho do homem do campo e a importância que a atividade rural exerce sobre o desenvolvimento social, econômico e turístico de toda uma região.

 

Um dos elementos que deverá compor o projeto cenográfico da Festa é o Museu Rural. Os principais produtos cultivados em Joinville e região – banana, arroz, aipim, cana de açúcar, palmáceas, plantas ornamentais e mel – serão representados em setores especiais, sempre harmonizados com muitas flores. Elementos rústicos, como roda d'água e pilão, também estarão presentes no espaço.

 

Do campo para o mundo

 

Para relacionar o estilo de vida simples da área rural à modernidade e ao mundo urbano, recursos e elementos tecnológicos permitirão a interatividade do público.

 

Outro ponto de destaque da 76a Festa das Flores é que esta edição será internacional. Por isso, além da presença de orquidófilos, produtores e colecionadores de flores e orquídeas de todo o Brasil, participarão do evento especialistas renomados internacionalmente, vindo de países como Alemanha, Estados Unidos, Bolívia, Equador e Austrália.

 

Além de ministrar palestras e promover a troca de informações e experiências vividas em nível mundial, a presença de convidados estrangeiros garantirá ao público a oportunidade de admirar as mais belas orquídeas, já que as flores participantes do concurso serão avaliadas de acordo com critérios técnicos internacionais.

 

Idealizada para receber toda a família, e público de todos os estilos e idades, a 76a Festa das Flores de Joinville também terá ampla programação artística e cultural, além de delícias gastronômicas típicas da região.

 




 

76ª Festa das Flores de Joinville

Data:

De 11 a 16 de novembro de 2014

 

Local:

Complexo Expoville
Rua XV de Novembro, nº 4315
Bairro: Glória
Joinville – SC

Informações:

(47) 3453-2663 - Fundação Turística de Joinville

contato@festadasflores.com.br

 

Horários:

11 de novembro - Das 14 às 22 horas

12 a 15 de novembro - Das 9 às 22 horas

16 de novembro - Das 9 às 20 horas

 

Eventos Especiais:

12 de novembro - Concurso da Rainha e Princesas da Festa das Flores

13 de novembro - Concurso da Menina Flor

14 de novembro - Concurso da Flor da Melhor Idade

 

Flores em Joinville

 

A Festa das Flores de Joinville nasceu com o objetivo de manter a tradição do cultivo e encanto pelas flores. Há mais de sete décadas, a cidade rende sua homenagem às orquídeas, todos os anos, no mês de novembro. É a festa oficial da cidade, prestigiada anualmente por cerca de 180 mil pessoas, vindas de todo o Brasil e do exterior.

 

São mais de 4,5 mil exemplares de orquídeas, selecionadas entre expositores nacionais e internacionais. Além da exposição de plantas ornamentais e flores, o evento promove também workshops sobre cultivo de plantas, Mercado de Flores e Plantas; de Artesanato, Mostra de Paisagismo, apresentações folclóricas e musicais e shows. Possui espaço infantil e uma diversificada Praça Gastronômica.

 

A Festa das Flores de Joinville é considerada a mais antiga do gênero no Brasil. Desde 2008, acontece a cada dois anos, a Exposição Internacional. O evento é realizado pela Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO) e pela Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da sua Fundação Turística.

 

Um pouco de história

A história do cultivo de flores em Joinville tem origem no processo de ocupação do território pelos imigrantes europeus, a partir de 1851. Ao abrirem espaço na Mata Atlântica para a construção de suas casas e do novo povoado, se depararam com exuberantes espécies de orquídeas nativas. Encantados pela beleza dessas flores nativas, passaram a recolher as plantas e, vez por outra, as reuniam para admirá-las e comparar as variedades. Neste contexto é que surge a primeira Exposição de Flores e Artes (EFA), em 1936. Desde esta data, a festa somente foi interrompida nos anos de 1942 e 1943, em decorrência da 2ª Guerra Mundial.


 

 

 

 

 

 

Registros da festa na década de 50 e 60.

A cada ano, a Festa das Flores tem um tema central. Em 2005 o tema foi “Preservação da Água”; em 2006, “Jardim dos Sentidos”; em 2007 o tema foi “Biodiversidade”, em 2008 o tema foi “Aquecimento Global“, em 2009, a comemoração dos “180 Anos de Imigração Alemã em Santa Catarina” e, em 2010, "SOS Mata Atlântida", em sintonia com o Ano Internacional da Biodiversidade das Nações Unidas.

Festa premiada e reconhecida


O forte apelo turístico rendeu à Festa das Flores diversos prêmios ao longo dos anos. Em 1982, a Festa das Flores foi “Destaque Artístico do Turismo Nacional”, em premiação do Jornal Última Hora, do Rio de Janeiro (RJ). Em 1991, a Festa recebeu o Prêmio Imprensa Turismo – PIT, como “Evento de Destaque Turístico”, promoção do Jornal do Comércio e Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Rio de Janeiro (RJ). Em 2007, o Swiss Tourism Awards”, conhecido como "Oscar" suíço do turismo, reconheceu Joinville como "Cidade das Flores, destinação de forte vocação turística", na categoria "Patrimônio a ser protegido", com ampla divulgação na imprensa europeia.

A festa conta com reconhecimento legal através da Lei Estadual 14.697, de 21 de maio de 2009, onde é declarada Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina. A Lei Municipal 6.728, de 19 de julho de 2010, a institui como Festa Oficial do Município de Joinville.