Concurso da Rainha

 
REGULAMENTO DO CONCURSO
“Escolha da Rainha da 77º Festa das Flores de Joinville”
 

DA PROMOÇÃO
 

O presente regulamento tem por finalidade disciplinar as regras da eleição e mandato da Rainha e Princesas da 77ª Festa das Flores de Joinville.
 

O concurso tem como objetivo escolher uma Rainha e duas Princesas, elas serão responsáveis por promover a Festa das Flores de Joinville – SC e a cidade de Joinville em eventos da Fundação Turística de Joinville e nos eventos que a Fundação estiver prestigiando, inclusive a convite da AJAO (Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas)  e da Prefeitura Municipal de Joinville.
 

O evento é uma realização da AJAO – Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas e da Fundação Turística de Joinville.
 

DAS INSCRIÇÕES
 

Art. 1º – Para inscrever-se no concurso da “Rainha da 77ª Festa das Flores de Joinville”, as candidatas deverão preencher os seguintes requisitos:
 

I. Ser solteira;
II. Não estar grávida e não ter filhos;
III. Ser brasileira ou naturalizada;
IV. Ter, até a data do concurso (18/11/2015), 18 anos, comprovados através do documento de identidade ou certidão de nascimento;
V. Residir em Joinville – SC há, no mínimo, um ano;
VI. Ter concluído o Ensino Médio;
VII. Desfilar vestindo traje determinado pela comissão do concurso;
VIII. Não ter sido eleita Rainha da Festa das Flores de nenhuma edição anterior e nem 1ª ou 2ª Princesa da 76ª Festa das Flores de Joinville.
IX. Não estar exercendo o mandato de rainha ou princesas de outras festas tradicionais e eventos populares de Joinville.

 

Art. 2º – A inscrição é gratuita e deverá ser requerida mediante o preenchimento e a assinatura da ficha de inscrição, termo de concordância e responsabilidade, que estão disponíveis nos sites www.festadasflores.com.br e www.fundacaoturistica.joinville.sc.gov ou podem ser solicitados através do e-mail monique.baltokoski@joinville.sc.gov.br.
.
 

Art. 3º – No ato de inscrição, a candidata deverá fornecer: uma fotografia atual, no tamanho 10 X 15 cm; a ficha de inscrição, termo de concordância e de responsabilidade devidamente preenchidos e assinados; uma cópia do documento de Identidade e um comprovante de residência emitido nos últimos 3 meses (conta de água, luz, telefone, fatura de cartão de crédito) ou declaração dos pais, registrada em cartório, confirmando a residência na cidade.
 

Os documentos citados no Art. 3º deste regulamento deverão ser entregues pessoalmente na Fundação Turística de Joinville 1o de setembro até o dia 09 de outubro de 2015.
 

Art. 4º – Serão de responsabilidade das candidatas os dados informados na ficha de inscrição; de forma que poderá ser desclassificada a candidata que fornecer informações incorretas.
 

Art. 5º – A AJAO e a Fundação Turística de Joinville reservam-se o direito de não devolver os documentos citados no Art. 3º.
 

DO CONCURSO
Art. 6º – O número máximo de candidatas para participar do desfile no dia do concurso, que será realizado dia 18 de novembro de 2015, será de 15 candidatas.
 

Caso o número de inscrições seja superior a 15, será realizada uma pré-seleção das candidatas.
 

Art. 7º – A pré-seleção será realizada pela Comissão Organizadora do Concurso.
Os critérios de avaliação serão: harmonia, beleza, elegância, desembaraço, simpatia, comunicação e articulação. Neste momento serão escolhidas as candidatas que mais se encaixam com o perfil de “Rainha da 77ª Festa das Flores” para continuarem a disputa no dia 18 de novembro de 2015.


Art. 8º – As candidatas selecionadas pela Comissão do Concurso disputarão os títulos de “Rainha, 1ª Princesa e 2ª Princesa da 77ª Festa das Flores de Joinville”.


Art. 9º – A seleção das finalistas acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro 2015, em horário e local a ser informado às candidatas.


Art. 10º – Para a pré-seleção, as candidatas deverão se apresentar de calça jeans e camiseta branca. É de escolha da candidata usar salto e maquiagem.


Art. 11º – O concurso “Escolha da Rainha da 77ª Festa das Flores de Joinville” acontecerá no dia 18 de novembro de 2015, durante a Festa das Flores no Centro de Convenções Expoville. A candidata deverá chegar no local e horário a ser
determinado pela comissão organizadora, sob pena de serem descontados pontos em sua avaliação, a critério da comissão organizadora.


Art. 12º – As candidatas finalistas deverão desfilar em traje definido pela comissão organizadora, perante os jurados e o público presente. O desfile será individual e em grupo.


Art. 13º – Caso alguma finalista seja desclassificada ou desista do concurso, a próxima candidata com melhor classificação na pré-seleção se tornará a nova finalista.


Parágrafo Único: O cabelo, a maquiagem e o transporte do dia do concurso serão por conta de cada candidata. O modelo do vestido será definido pela comissão organizadora, porém, confecção, compra ou aluguel será por conta de cada
candidata.

 


DOS ENSAIOS


Art. 14º – Os ensaios para a final serão realizados entre os dias 26 de outubro a 17 de novembro de 2015, das 19 horas às 22 horas, em local a ser informado pela comissão organizadora e dia 18 de novembro às 7h30 no Centro de Convenções
Expoville. Poderá haver ensaios nos finais de semana, em horário e local a ser definido pela comissão organizadora.

Art. 15º – Não será permitida a entrada de acompanhantes nos ensaios.
 

Art. 16º – A participação em 100% dos ensaios é obrigatória, sob pena de desclassificação, a critério da comissão organizadora, não podendo, inclusive, se apresentar na data do concurso. Falta justificada será aceita apenas em caso de doença, com apresentação de atestado médico.
 

Art. 17º – Será disponibilizada pela Fundação Turística de Joinville uma lista de frequência nos ensaios, a qual deverá ser devidamente assinada pela candidata.


Art. 18º – As candidatas deverão participar de capacitações oferecidas pela Fundação Turística de Joinville, onde serão abordados importantes temas para o reinado.

 

DO JULGAMENTO
 

Art. 19º – O julgamento de escolha das candidatas, tanto na pré-seleção, quanto na final, serão os requisitos determinados no Art. 1º e Art. 21º.


Art. 20º – A Comissão Julgadora da pré-seleção e da final será imparcial e designada pela Fundação Turística de Joinville, não fazendo parte integrante da mesa de jurados parentes das candidatas, nem os profissionais que
realizaram a produção das mesmas.


Art. 21º – Para o julgamento das candidatas serão levados em consideração, pela Comissão Julgadora, os seguintes requisitos:

a. Harmonia e beleza;
b. Elegância e desembaraço: postura, charme, graça, encanto, delicadeza e desenvoltura;
c. Simpatia;
d. Comunicação e articulação.
 

Art. 22º – Não caberá qualquer espécie de recurso ou contestação à decisão dos jurados. As notas com respectivas assinaturas dos jurados permanecerão à disposição na Fundação Turística de Joinville para consulta a partir do dia 23 de novembro de 2015.


DO MANDATO
 

Art. 23º – O mandato da Rainha e Princesas iniciará na solenidade de coroação com término na data do próximo concurso, ato em que transferirão às suas sucessoras eleitas, o título e a representatividade oficial do título.


Art. 24º – A eleita Rainha deve, obrigatoriamente, disponibilizar à Fundação Turística de Joinville no máximo 20 dias mensais. Ela participará de todo e qualquer evento solicitado como representante da AJAO, Fundação Turística de
Joinville, Prefeitura de Joinville e da Festa das Flores. Serão ações dentro e fora de Joinville, sob a coordenação e acompanhamento da Fundação Turística de Joinville. A média mensal de compromissos é: 5 eventos em Joinville, 5 eventos de comercialização turística fora da cidade e 5 participações em festas típicas do estado. Ela sempre deverá vestir o traje designado e a respectiva faixa e coroa.


Art. 25º – As eleitas 1ª e 2ª Princesas deverão, obrigatoriamente, disponibilizar 20 dias mensais para representar a AJAO, Fundação Turística de Joinville, Prefeitura de Joinville e da Festa das Flores, em todo e qualquer evento solicitado, dentro e
fora de Joinville. A média mensal de compromissos é:  5 eventos em Joinville, 5 eventos de comercialização fora da cidade e 5 participações em festas típicas do estado. Elas sempre deverão vestir o traje designado e a respectiva faixa e coroa.


Art. 26º – As candidatas eleitas como Rainha, 1ª Princesa e 2ª Princesa deverão estar conscientes de que o mandato conquistado lhes tomará muitos finais de semana, feriados e noites. Além disso, dias de semana e horários comerciais,
tanto nos eventos em Joinville, como em outras cidades, estados e países. As eleitas deverão tirar passaporte para viagens internacionais. Após a coroação, elas terão 30 dias para dar entrada neste documento (os custos de retirada do
passaporte serão por conta das eleitas).


Parágrafo único: Vale ressaltar que, a partir do mês de setembro, se intensificam as ações de promoção da Festa das Flores, onde se faz necessária a participação da Rainha e Princesas em diversos eventos. Assim, essas agendas poderão se tornar ainda mais intensas nos meses de setembro, outubro e novembro.
 

Art. 27º – Quando em exercício de suas funções ou fora delas, as eleitas deverão manter conduta social, não denegrindo a imagem da cidade de Joinville, Fundação Turística, Prefeitura de Joinville e AJAO. Não será permitido: acompanhante, ingerir bebidas alcoólicas, mascar chicletes ou fumar.
 

Art. 28º – A Rainha e Princesas eleitas comprometem-se a estarem presentes no concurso que elegerá as suas sucessoras com a finalidade de se despedirem do reinado e passarem as respectivas faixas e coroa.


Art. 29º – Somente as despesas de cabeleireiro, maquiagem, alimentação, transporte e hospedagem, quando necessárias, serão por conta da Fundação Turística de Joinville, a qual determinará como proceder em cada evento específico, sendo que, o transporte até a cabeleireira indicada e a reserva de horários e datas serão de responsabilidade das eleitas, caso as eleitas queiram fazer produções em estabelecimentos que não o indicado pela Fundação Turística de Joinville, as despesas correrão por conta da mesma.


Art. 30º – O descumprimento de 25% da presença em eventos solicitados pela Fundação Turística, Prefeitura de Joinville ou AJAO poderá ocasionar no cancelamento da premiação, caso ocorra uma recorrência de três meses seguidos e ou alternados poderá implicar também na destituição do título a critério da Fundação Turística de Joinville, bem como não serão considerados motivos justificáveis para ausência compromissos escolares e de trabalho, somente casos
de saúde. Sempre sendo observada a prática do bom senso por ambos os lados envolvidos.


Art. 31º – É obrigatória a presença durante os dias do evento, na 77ª Festa das Flores de Joinville, conforme escala a ser montada pela Fundação Turística.
 

Art. 32º – Em caso de renúncia ou descumprimento, por parte das eleitas, de quaisquer dos deveres a elas atribuídos, bem como, o não atendimento às normas estabelecidas neste regulamento implicará na perda do respectivo título com a
consequente devolução da coroa, faixa, traje e no cancelamento do contrato de prestação de serviços, junto a esta Fundação.


Art. 33º – O mandato da renunciante ou destituída, a qual perderá de forma irreversível o direito ao recebimento de qualquer indenização, seja qual título for, passará a ser exercido pela respectiva substituta.
 

Art. 34º – Para a eleita que renunciar ou for destituída do título, poderá ser vetada a participação em concursos futuros da Fundação Turística de Joinville e Prefeitura de Joinville, conforme o caso, a ser decidido pela própria Fundação Turística.

 


DOS TRAJES


Art. 35º – Durante o mandato, as eleitas usarão os trajes confeccionados especialmente para elas. Ao final do mandato, os mesmos deverão ser devolvidos à Fundação Turística. Além dos trajes, as coroas também serão devolvidas – ou
seja – repassadas às eleitas do ano seguinte. Rainha e Princesas serão responsáveis pelos seus trajes e coroas. No caso de qualquer dano a eles causados, a responsabilidade de imediata reposição é da eleita.


Art. 36º – O ajuste dos trajes, se necessário, será por conta da Fundação Turística de Joinville.


DA PREMIAÇÃO


Art. 37º – A premiação será divulgada no primeiro dia de ensaio com as candidatas.


DISPOSIÇÕES GERAIS
 

Art. 38º – As eleitas não poderão usar os títulos para fins artísticos, publicitários, entre outros, sem a prévia autorização por escrito da Fundação Turística de Joinville.


Art. 39º – Qualquer alteração ou desistência do título deverá ser comunicada por escrito à Fundação Turística de Joinville, com antecedência de trinta dias.


Art. 40º – Quaisquer esclarecimentos ou informações adicionais que se fizerem necessários, deverão ser solicitados à Fundação Turística de Joinville pelo telefone (47) 3453-2663.


Art. 41º – Os casos omissos e demais situações deste regulamento serão resolvidos pela Fundação Turística de Joinville e, de suas decisões não caberão recursos.

 


Joinville, 31 de agosto de 2015.

 

 

Para acessar o Regulamento do Concurso da Rainha da 77a Festa das Flores em pdf, clique aqui.

Para se inscrever, faça o download da Ficha de inscrição e Termo de concordância, clicando aqui.