top of page
13294442_5200497.jpg

85a Festa das Flores de Joinville celebra tradição com edição mais florida da história

  • financeiro45176
  • há 2 dias
  • 8 min de leitura

Com um espetáculo de cores, formas, aromas e experiências, a 85ª Festa das Flores de Joinville, que ocorre de 18 a 23 de novembro, na Expoville, vai celebrar a tradição da sua história, em uma edição que promete surpreender o público com novidades e emoções.


O lançamento oficial da 85ª Festa das Flores ocorreu nesta terça-feira (7/12), em um florido café da manhã. O evento teve a presença da vice-prefeita Rejane Gambin, do presidente da AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas, Oraci Reinheimer, do secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, além de autoridades municipais, representantes do trade turístico, orquidófilos da AJAO e imprensa.


Durante o encontro, foram apresentadas as novidades e atrações que prometem fazer da 85ª Festa das Flores uma edição histórica, com atrações inéditas e um cenário deslumbrante, formado por aproximadamente 30 mil flores e plantas de diferentes espécies.


De acordo com a vice-prefeita Rejane Gambin, a Festa das Flores resgata a tradição especial do cultivo das orquídeas e dos jardins nas casas, trazida pelos primeiros imigrantes que chegaram à região e que ajudaram a tornar Joinville a “Cidade das Flores”.


“A Festa das Flores é um evento maravilhoso, encantador e perfumado. Mais uma vez, o paisagismo vai encantar e tenho certeza de que todos ficaremos deslumbrados. A Festa deve receber milhares de visitantes de todo o país e também do exterior, que vão levar daqui essa lembrança maravilhosa do evento que é o mais bonito do mundo, a nossa Festa das Flores”, destaca a vice-prefeita Rejane Gambin.


Além de reforçar a tradição ao cultivo de orquídeas, o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, destacou a importância da Festa das Flores para o turismo da cidade.


“A Festa das Flores é uma das mais importantes de Santa Catarina e a mais antiga festa do gênero, no Brasil. Por isso, celebramos a festa para que ela continue acontecendo cada vez melhor, com apoio da Prefeitura de Joinville e de todo o ecossistema ligado ao cultivo de plantas. A Festa também possui grande importância turística, já que recebemos centenas de caravanas do Brasil e de outros países, que vêm visitar e ver que Joinville tem muito a oferecer para os turistas e público local”, destaca o secretário.


Uma das novidades que marcarão a 85.a Festa das Flores é o I Salão da Laelia purpurata, um espaço dedicado a debates e estudos botânicos sobre as orquídeas e outras plantas que será aberto ao público do evento.


“Nós, da AJAO, fazemos muito bem a orquidofilia, que é o cuidado com as plantas. No I Salão da Laelia pururata, vamos dar destaque à parte científica com a presença especialistas e renomados professores de diferentes universidades que irão apresentar palestras sobre plantas, jardins sustentáveis e oficinas de cultivo para quem quer começar a aprender a orquidofilia como um momento terapêutico”, antecipa o presidente da AJAO, Oraci Reinheimer.


Laelia purpurata protagonista da exposição


Ao todo, cerca de 30 mil flores e plantas de diferentes espécies, como orquídeas, antúrios, flores da época, folhagens e plantas ornamentais das mais diversas cores, formatos, portes e alturas, irão compor a exposição de 3,6 mil metros quadrados.


A orquídea Laelia purpurata, flor símbolo da Festa das Flores, da cidade de Joinville e também do Estado de Santa Catarina, será o elemento central do cenário.


As estruturas que formam as pétalas e sépalas da grande flor estilizada, serão ornamentadas com diferentes tipos de orquídeas e plantas. Além disso, esse grande jardim vai ganhar vida com o movimento de jatos d’água iluminados cenicamente.


A “Água”, tema do evento deste ano, também estará presente em uma grande cortina d’água que terá 50 metros de largura por 10 metros de altura.


Segundo Silvio Parucker, arquiteto e paisagista que pelo sétimo ano é responsável pelo projeto paisagístico da Festa das Flores, a arte de surpreender o público é um desafio vivenciado a cada edição e que, mais uma vez, deve ser alcançado pela exuberância da exposição.


“Procuramos a cada edição trazer novas surpresas. Nosso trabalho possui uma quarta dimensão, onde a cada passo, o visitante terá uma nova emoção, é fazer com que nesse percurso, que neste ano é largo, grande e generoso, haja uma descoberta a cada curva. Teremos uma edição muito florida e o detalhe é pensarmos em como fazer essa composição”, explica Silvio Parucker.


A protagonista da Festa das Flores também terá um novo espaço de destaque na exposição, o Pódio das Laelias purpuratas onde estarão expostas os mais belos exemplares desse gênero de orquídeas.


Ainda na exposição, o público vai encontrar mais uma novidade desta edição. O palco principal estará integrado ao cenário e vai receber atrações culturais como shows musicais, corais e apresentações de dança que poderão ser apreciados da arquibancada ou durante o passeio pelos grandes e coloridos jardins.


Patrono da 85.a Festa das Flores


A 85.a Festa das Flores de Joinville terá como patrono o empresário Guilherme Fessel Bertani, Presidente da Docol e atual presidente da ACIJ – Associação Empresarial de Joinville.


“O convite é o reconhecimento à representatividade desse grande profissional como presidente da Docol, empresa que projeta o nome de Joinville em âmbito internacional, que está presente na vida de milhões de brasileiros, e que é comprometida com valores como sustentabilidade e inovação. Assim como pela sua posição de presidente da ACIJ, entidade que atua de forma estratégica para o desenvolvimento econômico e social de Joinville”, afirma o presidente da AJAO, Oraci Reinheimer.


Após 20 anos atuando na Docol, Guilherme Bertani assumiu a presidência da empresa em 2016. Nesse período, a companhia se consolidou como a maior exportadora e uma das principais empresas de metais sanitários da América Latina.


Paralelamente à sua carreira como executivo, Guilherme Bertani também é escritor, com três livros publicados: ‘’Tao Dôgui’’, lançado em 2012; “Sobre a Fronte de Atlas”, em 2017; e “Deus Contra o Tempo”, em 2023.


I Salão da Laelia purpurata


Uma das principais novidades apresentadas pela 85.a Festa das Flores é o I Salão da Laelia purpurata.


O evento vai ocorrer dentro da programação da festa e será dedicado aos estudos e debates científicos sobre a orquídea Laelia purpurata, além de outras plantas e flores do bioma local.


A programação do I Salão da Laelia purpurata está sendo elaborada em parceria com a UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville, e vai reunir renomados especialistas e professores atuantes em universidades de diversas regiões do país.


O evento é direcionado a profissionais da área de botânica, paisagismo, jardinagem, apreciadores de plantas e também aberto ao público da Festa das Flores. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo festadasflores.com.br.


Joinvilense com direito a meia-entrada


A festa de flores mais antiga do Brasil é genuinamente joinvilense. Faz parte da história da cidade, está sempre presente nas memórias e na vida da comunidade.


Para homenagear o público que faz parte dessa história, a 85ª Festa das Flores de Joinville vai oferecer um presente especial para o público joinvilense. Na terça-feira, 18 de novembro, dia de abertura da Festa, o morador de Joinville vai pagar apenas meia-entrada, ou seja, R$15,00.


Para ter direito ao benefício, basta o visitante apresentar um comprovante de residência na hora da compra do ingresso. Vale destacar que o desconto é válido apenas para o titular do documento, não extensivo a acompanhantes e familiares.


Dia Especial da Educação


Outra ação especial da 85.a Festa das Flores será dedicada aos alunos da Rede Municipal de Ensino de Joinville. Na quarta-feira, 19 de novembro, será o Dia da Educação na Festa das Flores.


Com a parceria da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, todos os alunos da Rede Municipal de Ensino irão receber um desenho temático da Festa, para colorir.


No Dia da Educação (19/11), esse desenho servirá como ingresso para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Ou seja, o aluno que apresentar o seu desenho colorido na bilheteria da festa, terá entrada gratuita.


Receptivo especial para as caravanas


Prestigiada por turistas de diversas partes do Brasil e também do exterior, a 85.a Festa das Flores preparou um receptivo especial para as caravanas que se inscreverem antecipadamente.


Um dos diferenciais será a retirada facilitada dos ingressos, com guichês de atendimento exclusivo para os grupos cadastrados.


Para comodidade dos motoristas dos ônibus de turismo, haverá um espaço especial, com banheiros e estrutura para descanso.

Além disso, cada caravana cadastrada recebe como cortesia dois ingressos para a 85.a Festa das Flores de Joinville e uma orquídea como lembrança da “Cidade das Flores”.


As caravanas interessadas em se cadastrar para visitar a 85.a Festa das Flores de Joinville podem se inscrever pelo festadasflores.com.br.


Atrações culturais, mercado de plantas e feira multissetorial


Além de toda a beleza das milhares de orquídeas, flores e plantas ornamentais, a 85.a Festa das Flores terá inúmeras atrações de lazer e entretenimento.


O evento contará com três palcos. O primeiro estará localizado já na entrada da festa, para recepcionar o público com muita animação. No palco da praça gastronômica, além da ampla programação com shows musicais e apresentações de dança, também vai ocorrer o tradicional concurso da Flor da Melhor Idade, tradicional atração da Festa das Flores.


O Palco Cultural será o principal palco da festa e estará localizado dentro da exposição, em um formato inédito. O espaço vai receber apresentações de música, corais, dança clássica e outras atrações que poderão ser apreciadas pelo público tanto das arquibancadas, como durante o passeio pela exposição.


No setor comercial da 85ª Festa das Flores, mais experiências e oportunidades. O Mercado de Plantas vai reunir 55 expositores que irão comercializar orquídeas, flores, espécies raras, plantas ornamentais, folhagens, mudas e plantas em flor, além de insumos, acessórios, produtos e utensílios para cultivo e jardinagem.


Já a Feira Multissetorial terá a presença de mais de 200 expositores com oferta dos mais variados tipos de produtos que vão desde sistemas de energia solar e consórcios, até produtos como vestuário, calçados, acessórios, artigos para casa e decoração, brinquedos, artesanatos, doces típicos e delícias coloniais produzidos por produtores da agricultura familiar de Joinville e região.


Ingressos antecipados com desconto e horários estendidos


Os ingressos para a 85ª Festa das Flores já estão à venda pelo site festadasflores.com.br.


Até o dia 15 de novembro podem ser adquiridos pelo valor promocional do segundo lote: R$25,00 (inteira) e R$12,50 (meia-entrada).


A partir do dia 16 de novembro, os ingressos passam a ser comercializados com os preços desta edição: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia-entrada).


Têm direito à meia-entrada estudantes, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência com direito a um acompanhante, jovens de baixa renda (15 a 29 anos) inscritos no CadÚnico, professores e profissionais das redes públicas municipal e estadual de Santa Catarina. Crianças com até 5 anos não pagam.


Os valores do estacionamento da Expoville são de R$60,00 para ônibus e vans; e R$25,00 para carros e motos, com valor único para o período de permanência no evento.


Para dar maior comodidade do público, o horário da 85ª Festa das Flores foi estendido. De terça-feira a sábado, 18 a 22 de novembro, a festa vai funcionar das 9h às 23h. No domingo, 23 de novembro, o horário de visitação será das 9h às 20h.


A Festa das Flores


Há oito décadas, sempre no mês de novembro, a cidade de Joinville (SC) se transforma em um grande jardim, com a sua Festa das Flores, uma celebração à floração da orquídea Laelia purpurata, flor símbolo do município e do Estado de Santa Catarina.


A Festa das Flores de Joinville é mais antiga do gênero, no Brasil. Por sua relevância histórica e cultural, é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina, por meio da Lei Estadual número 14.697, de 21 de maio de 2009; é a Festa Oficial do município, instituída pela Lei Municipal 6.728, de 19 de julho de 2010; e, ainda, Patrimônio Cultural Imaterial de Joinville.


A Festa das Flores de Joinville é realizada pela AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas, com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).



ree

 
 
 

Comentários


bottom of page